Evoluaplus.com

Se você deseja melhorar sua performance e ter uma saúde melhor, você está no lugar certo

Evoluaplus.com

Se você deseja melhorar sua performance e ter uma saúde melhor, você está no lugar certo

Uncategorized

Como ter mais criatividade

Na hora que mais precisamos ela some, e parece que nem uma ideia surge. De quem eu estou falando? Da criatividade. Você pode achar que ela é um dom ou algo místico que pessoas já nascem com isso, mas a verdade é que não, você tem tanta criatividade quanto pensa. 

Quando pensar nisso, lembre-se dessa história

Antes de criar o Mickey Mouse, Walt Disney foi demitido de um jornal chamado Kansas City Star, com a justificativa de que ele “não tinha imaginação e não tinha boas ideias”. Essa demissão é frequentemente lembrada como um grande erro por parte do jornal, já que Disney viria a se tornar um dos maiores nomes da história do entretenimento.

Depois disso, Walt enfrentou várias dificuldades financeiras e até chegou a falir um estúdio de animação. No entanto, ele persistiu. Em 1928, junto com o animador Ub Iwerks, ele criou Mickey Mouse, personagem que se tornaria o símbolo da Disney e um sucesso mundial.

A criação do Mickey marcou o início da ascensão de Walt Disney no mundo do cinema de animação. Ele continuou inovando, sendo o primeiro a lançar um longa-metragem animado com som e cores: Branca de Neve e os Sete Anões, em 1937.

Pessoas se forçam a criar ela quebram a cabeça esperando que a criatividade é algo que é forçado, mas na verdade ela é algo espontâneo e repentino, quando estou desenhando, ela aparece sem nem um esforço, e eu consigo fazer meus melhores desenhos e únicos. Mas de onde eu tiro isso? Você já ouviu a frase” do nada não se faz nada”? É exatamente isso, você pega ideias de outras pessoas e as junta com outras ideias, é como uma árvore genealógica, onde você âncora uma ideia com outra ideia.

O que fazer para estimular a criatividade

Há alguns anos, eu achava que criatividade era um dom. Algo que você tem… ou não. Mas aí conheci a história de Walt Disney: um cara que foi demitido por “falta de criatividade” — e mesmo assim criou o personagem mais famoso do mundo.

Isso me fez pensar: se até o criador do Mickey teve sua criatividade questionada, o que me impede de ser criativo também?

Foi aí que comecei a praticar. Sim, praticar criatividade — como quem malha um músculo. E aqui vão os hábitos que fizeram a diferença:

1. Consuma ideias diferentes

Leia coisas fora da sua zona de conforto. Assista a filmes, leia livros, ouça músicas e podcasts que falem de assuntos que você não domina. A criatividade é uma mistura de referências.

2. Anote tudo

Tenha um caderno (ou um app de notas) para guardar ideias malucas, frases soltas, pensamentos aleatórios. Muitas vezes, a melhor ideia vem quando você junta dois pedaços soltos depois.

3. Faça perguntas bobas

“E se o café fosse azul?”, “E se as árvores contassem histórias?”… A criatividade começa com uma boa pergunta.

4. Crie todos os dias, mesmo que seja feio

Um desenho, uma frase, uma piada, um parágrafo. Crie sem se preocupar se está bom. Criatividade vem do hábito, não da perfeição.

5. Use storytelling para dar vida às ideias

Conte histórias com o que você pensa. Em vez de dizer “a criatividade é importante”, diga:

“Certa vez, perdi um projeto porque não consegui pensar em algo novo. Foi quando percebi que repetir o mesmo caminho não leva a lugares diferentes…”

Histórias tocam mais do que conselhos.

Moral da história?

Criatividade não é mágica. É prática. E cada história que você conta (mesmo que só pra você) é uma forma de treinar esse poder.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Nome

oliveiradasilvag736@gmail.com

Informarei a você a melhor forma de se viver, com saúde e vitalidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *